Desde a pandemia, o comércio eletrónico português está a ganhar cada vez mais visibilidade e confiança do público, que adotou definitivamente as compras através de meios digitais. Assim, seja pela praticidade ou pela facilidade de acesso a todo o catálogo de uma loja em poucos cliques, os portugueses tomaram gosto pelas compras virtuais. No entanto, com o aumento dessa adesão, surge uma questão importante: todos os consumidores conseguem aceder e utilizar estas plataformas de forma autónoma e independente?
A acessibilidade digital tornou-se um fator indispensável para que todos tenham as mesmas oportunidades de aceder aos produtos disponíveis nos catálogos das lojas. Além disso, quando um comércio eletrónico é acessível, não só amplia o seu público, mas também melhora a experiência de compra para todos os utilizadores. Sem acessibilidade, além de perder milhões de portugueses que não conseguem aceder ao seu conteúdo, ainda há riscos de manchar a imagem da empresa e perder clientes para a concorrência.
De acordo com os dados do barómetro e-Commerce de 2023, da Marktest, 62.1% dos portugueses realizaram compras online e frequência de compra está a aumentar. Dessa forma, fica evidente a relevância atual do mercado de vendas digitais e, ainda mais clara, a importância da acessibilidade digital nesse meio.
Por isso, que tal entender melhor como a relação entre o comércio digital e a acessibilidade pode ajudar sua empresa a conquistar melhores resultados? Continue a leitura e saiba mais!
Como as barreiras de acessibilidade impactam os e-commerces?
Apesar do crescimento acelerado do comércio eletrônico, ainda existem barreiras que dificultam o acesso de muitos consumidores. Afinal, imagine um usuário tentando comprar um produto online, mas sem conseguir entender o conteúdo das imagens por falta de uma descrição alternativa, ou com dificuldades ao navegar pelo site com um leitor de ecrã mal configurado. Se a experiência de compra se tornar frustrante devido aos obstáculos, será que esse público conseguirá e desejará consumir independentemente disso?
A Mordor Intelligence estima que o tamanho do mercado de e-commerce português é de em USD 5.88 bilhões em 2024, e deve atingir USD 9.98 bilhões em 2029, crescendo a um CAGR de 11.16% durante o período de previsão (2024-2029).
(https://www.mordorintelligence.com/pt/industry-reports/portugal-ecommerce-market)
Esse dado reflete um mercado em expansão, mas também aponta para o potencial de perda de receita quando barreiras de acessibilidade afastam potenciais consumidores.
A ausência de acessibilidade em um e-commerce não impacta apenas as finanças da empresa, mas também sua reputação e a fidelização dos clientes. Quando uma plataforma não é inclusiva, ela distancia a marca de milhões de possíveis consumidores, limitando a experiência de compra e restringindo o acesso a produtos e serviços. Em um mercado tão competitivo, para que todos acedam o site de forma plena, é preciso entender que essa atitude vai além de uma responsabilidade social, e se mostra como uma estratégia chave para o crescimento sustentável do negócio.
Benefícios de tornar seu e-commerce acessível
Tornar o seu comércio eletrônico acessível não só amplia o alcance do seu público, mas também enriquece a experiência de compra para todos os usuários. Isso ocorre porque, embora a acessibilidade digital seja essencial para pessoas com deficiência, também beneficia muitos outros consumidores, que apreciam configurações personalizadas para melhorar suas interações digitais.
Sua empresa só tem a ganhar, caso esteja preparada para receber um público maior e mais diverso! Confira alguns benefícios:
- Aumento da base de clientes: com a acessibilidade, mais pessoas conseguem navegar e comprar em seu site, expandindo o alcance da sua loja.
- Melhoria na experiência do usuário: a acessibilidade proporciona uma navegação mais fluida e intuitiva, beneficiando todos os visitantes do site.
- Redução de riscos de penalizações legais: cumprir as normas de acessibilidade ajuda a evitar processos judiciais e coimas por falta de conformidade.
- Fortalecimento da marca: um e-commerce acessível reflete compromisso com a inclusão, o que pode melhorar a reputação e fidelidade dos clientes.
- Aproveitamento do crescimento do mercado: com o crescimento projetado do comércio eletrónico, estar acessível garante que não perca oportunidades de vendas para concorrentes que já investem em acessibilidade.
Esses benefícios mostram que investir em acessibilidade digital é uma questão ética e também uma estratégia inteligente para maximizar o potencial de crescimento do seu comércio digital.
Conheça alguns e-commerces que colheram os frutos da acessibilidade digital
Quando falamos em acessibilidade digital, os resultados vão muito além do cumprimento de obrigações legais ou do fortalecimento da imagem de marca. Eles impactam diretamente o sucesso comercial das empresas. Um exemplo notável disso é o case da Stadium, marca de calçados uruguaia, que conta com a tecnologia EqualWeb em seu site.
De acordo com os resultados obtidos após a implementação de nossa tecnologia, ao comparar o desempenho do site com e sem a tecnologia EqualWeb, a empresa notou melhorias expressivas. Alguns pontos que chamaram atenção foram o aumento de 140% do tempo médio na página, de 220% da taxa de conversão e de 104% do ticket médio. Além disso, houve uma redução notável na taxa de rejeição, mostrando que a acessibilidade atrai e mantém os consumidores, resultando em ganhos diretos para o negócio.
O sucesso da Stadium reflete o que outras marcas também vivenciaram ao investir em acessibilidade. Marcas como Motorola, Zara, Berska, Pull&Bear, Lefties, Massimo Duti, FNAC, Stradivarius, também colheram os frutos da acessibilidade. Além de melhorar a experiência de navegação, essas marcas ampliaram sua base de usuários e fortaleceram sua presença digital. O resultado? Uma combinação poderosa de ética, inclusão, e crescimento sustentável, que coloca essas empresas à frente da concorrência em um mercado cada vez mais exigente.
Acessibilidade Digital é obrigatória?
O Decreto-Lei – n°82/2022, com efeito a partir de junho 2025 transpõe a Diretiva (UE) 2019/882 sobre os requisitos de acessibilidade de produtos e serviços e estabelece que os operadores de comércio eletrónico em Portugal devem garantir que os seus websites, interfaces de utilizador e sistemas de pagamento sejam acessíveis a todos os utilizadores. Este estabelece um regime contraordenacional, que prevê a punição com coima entre 12.000 euros até 3.000.000 euros para pessoas coletivas.
O próximo passo para o sucesso do seu e-commerce
Agora que você compreendeu como as barreiras de acessibilidade podem impactar o desempenho do seu e-commerce, explorou os benefícios de investir em um site inclusivo e conheceu exemplos concretos de empresas que estão a colher bons frutos ao adotar essa prática, é hora de agir. A acessibilidade digital não é mais uma tendência: é uma necessidade real para qualquer negócio que queira crescer e manter-se competitivo.
Com a EqualWeb, você tem acesso a mais de 40 funcionalidades que permitem personalizar a navegação do seu site conforme as necessidades específicas de cada usuário. Isso não só melhora a experiência de compra como também garante que seu e-commerce esteja acessível para todos e em conformidade com normas nacionais e internacionais de acessibilidade.
Pronto para dar esse importante passo? Visite nosso site e converse com um de nossos especialistas para conhecer o plano ideal para o seu negócio!